Festa dos Tabernáculos 2015
Altar com cenário representando a Catedral de Wittenberg.
Com o Tema “Reforma”, em concomitância à comemoração ao dia da Reforma Protestante (31 de outubro), o tema da Festa de Tabernáculos 2015, realizada, em Manacapuru pelo Ministério Restaurando Vidas – MIRV, nos dias 06, 07 e 08/11/2015, trouxe um entendimento de que Jesus é o Grande Reformador da história.
Reformar é ampliar, é fazer algo diferente, fazer mudança. Toda reforma deve começar em nós mesmos. Jesus veio para transformar vidas e não prédios, templos, casas; mas, vidas. Devemos ser uma igreja moldada através de princípios bíblicos e crentes de caráter reformado.
Só há reforma quando há arrependimento.
Quando reconhecemos que há algo desconexo e nos submetemos a Deus, único e suficiente Salvador, permitindo que Ele faça em nós reforma, somos agraciados e Deus faz em nós mudança, redesenhando a nossa história, redirecionando nossos passos, nos levando a caminhos onde só os vencedores chegarão.
O ato profético foi encenado com base nos cinco solas (frases latinas que definem princípios fundamentais da Reforma Protestante): Sola fide (somente a fé), sola gratia (somente a graça), sola scriptura (somente a Escritura), soli Deo gloria (glória somente a Deus) e Solus Christus (somente Cristo) que foram apresentados pelos personagens João Calvino e Martinho Lutero, principais influenciadores da Reforma Protestante.
O cenário foi representado pela Catedral de Wittenberg (localizada na Alemanha), onde foram pregadas as 95 teses protestando contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Romana, propondo uma reforma no catolicismo romano, fato este que é considerado o início da Reforma Protestante.
Texto: Félix Coelho
Fotos: Marcos André Farias