Com ou sem barba?
Mulheres, qual a preferência, "com" ou "sem" barba? (foto: internet)
A pedido de uma leitora especial, estou escrevendo sobre o assunto que, às vezes, é motivo de discórdia entre mulheres, casais, amigos e outras classes de relacionamento.
A história da barba e sua relação com a sociedade é antiga, desde o tempo paleolítico, quando nossos primórdios, magnificamente, descobriram uma forma de ter o rosto lisinho raspando com pedras lascadas... Talvez as mulheres da caverna não tenham gostado muito do estilo, acostumadas com o “homem da caverna” (cabeludo e barbudo), ou aquele momento não foi o ideal para essa descoberta.
Podemos também adiantar um pouco mais e falar do Egito antigo, onde os fios no rosto eram considerados sinônimos de posse entre os homens da sociedade. Quanto mais propriedades eles tinham, maiores eram seus pelos. Se eu tivesse vivido naquela época talvez teria que raspar totalmente o rosto (risos contundentes). Temos também exemplos da Roma antiga, onde surgiu o conceito de higienização e a barba não era bem vista, o que resultou na criação de produtos como o creme de barbear, que era produzido através do azeite de oliva, e assim ano após anos foram caindo os mitos e discriminações em relação à barba, que nos tempos atuais é apenas uma questão de estilo e gosto.
Existem pesquisas de universidades no exterior que divergem sobre a preferência feminina do homem com/sem barba. Há quem ache que a barba traz uma leve sensação de charme ou sedução, ou apenas transpareça maturidade, mas o fato é que a barba não muda nada sua vida. Como assim? Escrever um texto todo desse para acabar assim? Infelizmente, caro leitor! Talvez se estivéssemos no Egito antigo ou na Roma antiga isso faria alguma diferença, porém, os tempos modernos são outros. Eu, por exemplo, uso a barba porque me sinto bem, mas não ganho nada em troca disso.
E você mulher, queremos saber sua opinião. Com ou sem barba?
"Com barba... Acho o maior charme um homem com uma barba bem feita."
Suzana Vieira, 34 anos - funcionária pública.
"Não sei o motivo, mas sempre achei homens com a 'barba por fazer', ou aquele cavanhaque mais grosso, um charme completo! Talvez seja porque passa uma aparência de homem mais maduro, mais sério, uma aparência mais intelectual."
Iasmine Orleans - universitária.
"Eu prefiro homens sem barbas... porque? Porque eu acho que homens sem barbas ficam muito mais jovens e bonitos. Essa é a minha opinião"
Edilene, 25 anos - estudante.
"Uma barba mal feita, além de deixar um homem mais charmoso, também pode camuflar um pouco a imaturidade (já que a maioria é... rsrs), visto que, normalmente, a barba deixa a pessoa, aparentemente, mais velha do que ela é."
Naira Fernandes.
Bruno Sarmento é manacapuruense, pai da Bruna Mariah, filho de José e Yolanda, 27 anos, acadêmico do curso de Ciências Contábeis, do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI, funcionário público, foi comunicador social na obra do gasoduto Coari/Manaus, nas horas vagas é desportista.